pensar nunca fez mal a ninguém

Personalidade: frases e pensamentos

Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforço de que todos fogem, fá-lo tu. Sê tu aquele que afasta as pedras do caminho.
(Gabriela Mistral)

Nada é mais difícil, e por isso mais precioso, do que ser capaz de decidir.
(Napoleão)

Os bons pensamentos produzem bons frutos, os maus pensamentos produzem maus frutos. . . e o homem é seu próprio jardineiro.
(James Allen)

Jejum para purificar a si mesmo e aos outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar em Deus.




Tenho profunda fé no método de jejum particular e público… Sofrer mesmo até a morte, e, portanto mesmo mediante um jejum perpétuo, é a arma extrema do satyagrahi. É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida pela história.




Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.




O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.




Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.




Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem .




Quando ouço gritar Mahatma Gandhi Ki jai, cada som desta frase me transpassa o coração como se fosse uma flecha. Se pensasse, embora por um só instante, que tais gritos podem merecer-me o swaraj; conseguiria aceitar o meu sofrimento. Mas quando constato que as pessoas perdem tempo e gastam energias em aclamações vãs, e passam ao longo quando se trata de trabalho, gostaria que, em vez de gritarem meu nome, me acendessem uma pira fúnebre, na qual eu pudesse subir para apagar uma vez por todas o fogo que arde o coração.




Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias.


Sei por experiência que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo.




O brahmacharya é o controle dos sentidos no pensamento, nas palavras, e na ação… O que a ele aspira não deixará nunca de ter consciência de suas faltas, não deixará nunca de perseguir as paixões que se aninham ainda nos ângulos escuros de seu coração, e lutará sem trégua pela total libertação.




O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência confirma-no-lo todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.




Por vezes pensa-se que é muito difícil, ou quase impossível, conservar castidade. O motivo desta falsa opinião é que, freqüentemente, a palavra castidade é entendida em sentido limitado demais. Pensa-se que a castidade é o domínio das paixões animalescas. Esta idéia de castidade é incompleta e falsa.




Vivo pela libertação da Índia e morreria por ela, pois é parte da verdade. Só uma Índia livre pode adorar o Deus verdadeiro. Trabalho pela libertação da Índia porque o meu Swadeshi me ensina que, tendo nascido e herdado sua cultura, sou mais apto a servir à Índia e ela tem prioridade de direitos aos meus serviços. Mas o meu patriotism o não é exclusivo; não tem por meta apenas não fazer mal a ninguém, mas fazer bem a todos no verdadeiro sentido da palavra. A libertação da Índia, como eu a concebo, não poderá nunca constituir ameaça para o mundo.




Possuo a não-violência do corajoso? Só a morte dirá. Se me matarem e eu com uma oração nos lábios pelo meu assassino e com o pensamento em Deus, ciente da sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só então, poder-se-á dizer que possuo a não-violência do corajoso.




Não desejo morrer pela paralisação progressiva das minhas faculdades, com o um homem vencido. A bala de meu assassino poderia pôr fim à minha vida. Acolhê-la-ia com alegria.




A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerá-lo integralmente como a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra, deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono, a irreligião.




A força de um homem e de um povo está na não-violência. Experimentem.
Quem tem confiança em si conduz os outros.
(Horácio)




Ganhamos força, coragem e confiança a cada experiência em que verdadeiramente paramos para enfrentar o medo.
(Eleanor Roosevelt)




Estamos ligados aos nossos actos como um fósforo à sua chama. Eles consomem-nos, é verdade, mas são eles que nos dão o nosso esplendor. E, se a nossa alma valeu alguma coisa, é porque ardeu com mais ardor do que outras.
(André Gide)




O homem que conserva a fé no passado não se assusta com o futuro.
(Ortega y Gasset)




Quem perde os seus bens, perde muito; quem perde um amigo, perde mais; mas quem perde a coragem, perde tudo.
(Autor desconhecido)




O homem vale mais por aquilo que é do que por aquilo que tem.
(Concílio Vaticano II, Gaudium et Spes, 35)




Os grandes homens não nasceram na grandeza, engrandeceram.
(Mario Puzo)




Se um homem não está disposto a arriscar a sua vida, onde está sua dignidade?
(André Malraux)


O carácter é a soma de milhares de pequenos esforços para viver de acordo com o que de melhor há em nós.
(Alfred Montapert)




Quando a luta começa dentro de si mesmo, o homem vale alguma coisa.
(Robert Browning)




Integridade é ser-se bom mesmo quando ninguém está a ver.
(Autor desconhecido)




A borboleta conta momentos e não meses, e tem tempo de sobra.
(Rabindranath Tagore)




Desista de algo importante uma vez, e você perderá a confiança de outra pessoa. Desista duas vezes, e você perderá a confiança de um grupo de pessoas. Desista várias vezes, e nem mesmo confiará mais em si mesmo.
(Aldo Novak)




A estratégia é a ciência do emprego do tempo e do espaço. Sou menos avaro com o espaço do que com o tempo. O espaço pode ser resgatado. O tempo perdido, jamais.
(Napoleão Bonaparte)




A primeira condição para ser alguma coisa é não querer ser tudo ao mesmo tempo.
(Tristão de Ataíde)




A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.
(Ralph Waldo Emerson)




A verdadeira função do homem é viver, não existir. Eu não gastarei meus dias tentando prolongá-los. Eu usarei meu tempo.
(Jack London)




Amas a vida? Então não desperdices o tempo. Porque desse material é que a vida é feita.
(Benjamin Franklin)

Continue a ler pensamentos sobre personalidade